20 September 2019

Os desenvolvedores respondem – Balanceamento de PvP com progressão compartilhada em Tom Clancy's Ghost Recon® Breakpoint

A progressão compartilhada é uma nova funcionalidade em Tom Clancy's Ghost Recon® Breakpoint. Ghost War possui progressão compartilhada na campanha, o que significa que seu personagem é o mesmo tanto no modo PvE, quanto no PvP. Você poderá subir de nível e receber armas e equipamento jogando em PvE, PvP ou em uma combinação dos dois.

Para responder as perguntas de como Ghost War é balanceado com progressão compartilhada, conversamos com a equipe de produção de PvP.

Filosofia do design

P: Pode nos dizer qual é a filosofia do design por trás do balanceamento de Ghost War em Tom Clancy's Ghost Recon® Breakpoint?

O que queremos alcançar com a progressão compartilhada é dar aos jogadores um progresso global, não importando como você escolha usar o seu tempo, seja em PvP, PvE ou em uma combinação dos dois. Você poderá manter o mesmo Ghost em qualquer modo de jogo.

Ao mesmo tempo, nós nos preocupamos em encontrar o balanceamento perfeito para cada componente da jogabilidade, com algumas limitações e modificações feitas para selecionar elementos de PvE (armas, itens e vantagens).

Nosso objetivo foi tornar o PvP um campo de jogo nivelado. Jogadores veteranos não terão vantagens críticas sobre novos jogadores. Para isso, desabilitamos o nível de equipamento, demos dano específico de PvP para armas e criamos limites máximos para diminuir as estatísticas máximas de equipamento, armas e árvore de progressão.

P: Como a sua equipe define uma vantagem crítica?

A equipe define vantagens críticas como estatísticas, por exemplo vida e dano. Ter jogadores mais difíceis de matar do que outros e ter armas que são significativamente mais poderosas do que as outras são algumas das coisas que tentamos ao máximo evitar.

Ghost War é um modo de "Player versus Player" tático. Não importa o quanto você tem de progresso em PvE ou PvP. A perda de vida é muito rápida. Um bom tiro e boas táticas são as coisas mais decisivas no jogo. Com o balanceamento que fizemos, novos jogadores terão a capacidade de chegar ao topo, mesmo se seus oponentes tiverem um progresso mais avançado.

GRB News PVPBalancing 1

Níveis de armas

P: Um jogador com uma arma de maior qualidade terá vantagem sobre um jogador com uma arma de menor nível?

Armas de alta qualidade possuem bônus de passivas, o que pode impactar o comportamento da arma. Contudo, balanceamos esses bônus para garantir que a habilidade do jogador é o que decide o fim da batalha. Esta filosofia se mantém até mesmo com a qualidade da arma.

P: O quanto esses bônus afetam a jogabilidade PvP?

Esses bônus podem afetar o comportamento de uma arma, como o tempo de recarga ou alcance, mas não a capacidade de causar dano.

Melhorias de armas

P: Como são as melhorias de marcas de armas representadas no PvP?

As marcas de armas também funcionam no PvP, para que jogadores possam melhorar sua arma preferida. Nós nos certificamos que essas melhorias só acrescentassem um tiquinho nas estatísticas da arma. No fim, tiros certeiros serão mais importantes do que o nível de melhoria de uma arma que você está usando.

Classes

P: Há alguma mudança nas classes em Ghost War em relação ao PvE?

No PvP, as habilidades de classe não mudam com o tempo, mas requerem interação com o mundo, como marcar inimigos, reanimar aliados, causar dano ou matar inimigos, dando bônus de tiros na cabeça e bônus de eliminação a longa distância.

Nosso objetivo é garantir que cada classe seja familiar a você tanto no PvP, quanto no PvE. Apesar de algumas mudanças precisarem ser feitar para garantir que a experiência seja balanceada, as características principais das classes não mudarão.

GRB News PvPBalancing 2

Árvore de talentos

P: A árvore de talentos é diferente de PvE em Ghost War?

Ela fica quase a mesma no PvP, mas algumas vantagens, como a visão noturna, ficarão automaticamente disponíveis no PvP, mesmo se não estiverem habilitadas no PvE. Outras vantagens possuem seus efeitos limitados, ou não têm funcionalidade em Ghost War, como visão termal. Fizemos isso com várias vantagens que poderiam afetar negativamente jogadores de níveis baixos no PvP.

Vantagens

P: Há alguma vantagem exclusiva do PvP?

Temos três vantagens exclusivas do PvP:

  • Feridas Graves - Aumenta a duração da reanimação da vítima em alguns segundos.
  • Mãos Rápidas - Aumenta de velocidade ao reanimar e interagir com o Sistema de Vigilância e ao Sabotar bombas.
  • Sacrifício - Consome vida para obter Recarga de técnica.

P: Há alguma vantagem removida do PvP?

Sim. Há uma vantagem chamada sexto sentido que foi retirada do PvP. Esta vantagem possibilita que jogadores marquem inimigos em um perímetro. Percebemos que isso daria vantagem significante a jogadores, por poderem marcar inimigos em uma construção ou área sem serem expostos a qualquer risco.

Estatísticas do jogador

P: O quanto essas estatísticas afetam a jogabilidade do PvP?

O principal da experiência PvP é a habilidade do jogador. Estatísticas do jogador darão opções adicionais e vão empoderar seu estilo de jogo, mas elas não têm a intenção de dar vantagens críticas ao jogador no PvP.

P: Há alguma maneira de vez as diferenças de estatísticas entre PvP e PvE?

Sim. Você poderá ver as diferenças entre as estatísticas de PvP e PvE podendo alternar entre elas no menu de carregamento.

Balanceamento do meta

P: Como vocês fazem o balanceamento da experiência para evitar que um meta forçado seja criado em Ghost War?

Tom Clancy's Ghost Recon® Breakpoint proporciona muita liberdade para você jogar como deseja. Apesar do metajogo ser algo saudável, monitoramos como os jogadores usam as ferramentas que nós os damos e o metajogo que é criados com isso. Faremos mudanças caso um metajogo desequilibrado comece a aparecer.

Há muitas variáveis em que podemos mexer para o PvP, se necessário. Vamos monitorar o metajogo de perto através do feedback da comunidade e acompanhamento das estatísticas, e vamos tomar as decisões cabíveis para que o metajogo seja equilibrado e divertido.

P: Vocês vão comunicar essas mudanças? Se sim, como?

Vamos anunciar mudanças no PvP através do sistema de novidades do PvP.


Para ficar por dentro das novidades de Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint, siga-nos no Twitter @GhostRecon e participe das discussões nos fóruns oficiais de Tom Clancy’s Ghost Recon®.